O 2º Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão UNIALFA (CEPE /UNIALFA), a ser realizado entre os dias 21, 22 e 23 de outubro de 2019, tem como tema: “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável. ”

A partir deste ano, passa a integrar ao CEPE/UNIALFA:

 

XVI ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (EICA);

IV MOSTRA FOTOGRÁFICA, III LIGA DO DIREITO;

IX FEIRA DIDÁTICA;

VIII SEMINÁRIO DE CONTABILIDADE  e a;

IV MOSTRA DE EXTENSÃO E CULTURA.

 

Objetivos do CEPE:

Promover a socialização e a troca de conhecimentos e experiências, com o envolvimento da comunidade acadêmica;

Incentivar a Iniciação Científica do UNIALFA; e

Iontribuir para a integração entre ensino, pesquisa e extensão.

 

Público- Alvo:

Docentes e discentes dos cursos de graduação e pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu, profissionais integrantes das comunidades locais e regionais, bem como interessados em pesquisas acadêmicas aplicadas.

Comissão Executiva

Prof.  Doutorando Nelson de Carvalho Filho – Reitor

Profa. Doutoranda Fabine Evelin Romão Pimentel - Vice Reitora

 

Coordenação Geral

Profa. Mestre Itla José de Almeida  Gerente de Planejamento e Operações Acadêmicas GO/SP

 

Comissão de Organização e Pesquisa

Prof. Dr. Marcelo Lavocad- Coordenador do Mestrado em Desenvolvimento Regional

Prof. Dr. Wilson de Jesus Bezerra Almeida - Coordenador do Mestrado Profissional em Administração

Ma. Sonilda Aparecida de Fátima, Coordenadora do Curso de Pedagogia

Ma. Paola Regina. A Monteiro, Coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo

Ma. Maria Regina Silva Lima, Coordenadora do Curso de Administração e Comércio Exterior

Me. Marcus Vinicius Rodrigues Lima, Coordenador do Curso de Ciências Contábeis

Ma. Maria Izabelde Melo Oliveira dos Santos, Coordenadora do Curso de Direito

Me. Anderson Luiz Brasil Silva, Coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas 

 

Comissão de Avaliação de Trabalhos Científicos

Coordenadores de Curso da Graduação e Pós - Graduação  (http://www.unialfa.com.br/graduacao)

 

Comissão  da Mostra Fotográfica

Me. Roberto Jimenes, Coordenador do Curso de Publicidade e Propaganda

 

Comissão da  Feira Didática

Ma. Sonilda Aparecida de Fátima, Coordenadora do Curso de Pedagogia

Professora Carla Ferreira da Silva Machado

Professora Rosimeire Maria da Costa Fortuna

 

Comissão de  Apoio e Operações 

Hudson Lucas Aleixo

Paulo Sérgio Silva Couto

Tatiele Evangelista Custódio

Wellington da Mota Aquino

Ygor Gonçalves Nogueira

Izaura Barbosa Gomes


 

Prazos a serem observados

Período para inscrição e submissão dos trabalhos para comunicação oral e pôsteres:  27/05/2019 a 22/09/2019

Período de avaliação dos trabalhos submetidos: 23/09 a 04/10/2019

Divulgação dos trabalhos aprovados para comunicação orais e pôsteres: 10/10/2019

Divulgação da programação no site: 16/10/2019

Divulgação  da distribuição de salas (local da sala de apresentação das comunicações): 16/10/2019

 Poderão ser inscritos trabalhos em três categorias

a) Relato Técnico e/ou de Experiência: para esta categoria  exige-se o cadastro do resumo simples e deverá ser apresentado na modalidade comunicação oral. 

Autores  inscritos nesta categoria deverão enviar o Relato Técnico e/ou de Experiência para o e-mail da ÁREA TEMÁTICA correspondente.

b) Artigo Científico: para esta categoria  o autor deverá realizar o cadastro do resumo expandido e o trabalho deverá ser apresentado na modalidade comunicação oral.

* Autores matriculados no Curso de Direito do UNIALFA, deverão enviar o Artigo Científico para o e-mail: cepeunialfa.direito@gmail.com.

* Demais inscritos deverão enviar  o Artigo Científico para o e-mail da ÁREA TEMÁTICA correspondente.

c) Iniciação Científica e Projeto de Pesquisa: para esta categoria  o autor deverá realizar o cadastro do resumo simples e deverá ser apresentado na modalidade pôster.

 

Modalidades de Apresentação

 

a. Pôster: nesta modalidade, podem ser apresentados: projeto de pesquisa e  iniciação científica, fundamentados teoricamente.

I. Os pôsteres serão fixados em painéis, em dias, horários e número de suporte indicados pela Comissão Organizadora do CEPE, devendo os mesmos serem retirados ao final do período indicado de exposição;

II. É de responsabilidade do(s) autor(es)/apresentador a fixação e retirada dos pôsteres, bem como pelo material para fixá-los;

III. O pôster  deverá seguir um dos modelos abaixo;

Modelo de Poster  

IV. Após a apresentação, os pôsteres não retirados  da área de exposição serão descartados; e

V. A Comissão Organizadora registrará a presença dos autores.

MODELO PÔSTER

I.  Para elaboração do pôster, as dimensões obrigatórias devem ser 90 cm de largura por 120 cm de altura, em lona vertical;

II. Para melhor apresentação visual do pôster, o fundo deve ser branco;

III. Usar a fonte Arial (de preferência), Times ou Times New Roman. A fonte deve ser a mesma em todo o pôster e o texto deve ser legível, a aproximadamente, 1,5 m.  Use pelo menos 85 pontos no título, 56 pontos para os nomes dos autores, 36-44 pontos para subtítulos, 24-34 pontos para o corpo do texto, e 18 pontos para legendas;

IV. Título do trabalho (elemento obrigatório): deve ser idêntico ao do resumo expandido;

V. Nomes do(s) autor(es) iniciando pelo último sobrenome, seguindo um autor após o outro e Instituição de origem;

VI. Informações complementares (elemento opcional): composto por nome da instituição de origem, cidade, estado, país, endereço postal e/ou eletrônico, data e demais informações relevantes;

VII. Resumo (elemento opcional): deve ser elaborado conforme a ABNT NBR 6028, com até 100 palavras, seguido das palavras-chave;

VIII. Conteúdo (elemento obrigatório): introdução, metodologia, resultados e discussões, contendo, por fim, as conclusões e referências bibliográficas. Informações adicionais (figuras, diagramas esquemas e gráficos);

IX. Referências: Devem ser elaboradas conforme a ABNT NBR 6023;

X. Organizar as informações de modo que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente apreendidas. Utilizar o mínimo de texto e o máximo de figuras, fotos, tabelas e elementos gráficos possíveis;

XI. A montagem, a guarda e a desmontagem dos Pôsteres Científicos ficarão sob responsabilidade dos Autores. A Comissão Organizadora não se responsabilizará por eventuais danos;

XII. Deverá ser utilizado o modelo de pôster padrão que está disponibilizado http://www.eicaunialfa.com.br/Normas.asp, no site do evento.

 

b. Comunicação Oral: nesta modalidade podem ser apresentados artigos científicos, relatos técnicos e de experiências.

I. As apresentações serão realizadas em sessões organizadas por eixos temáticos;

II. A Comissão Organizadora designará a sala na qual o trabalho será apresentado e divulgará aos autores no site; e

III. A apresentação deverá ser feita por, pelo menos, um dos autores do trabalho em, no máximo, 10 (dez) minutos e até 05 (cinco) minutos para discussão do trabalho.

IV. Modelo de Comunicação Oral 

 

  

 

Cada autor, individualmente ou em conjunto, poderá submeter e apresentar até dois trabalhos.

Serão aceitos apenas os artigos em que pelo menos um dos autores possua titulação mínima de especialista.

Modelo de Arquitetura 

I.  Serão desclassificados os resumos simples e expandidos que não obedecerem às normas gramaticais ou não estiverem dentro das normas estabelecidas por este edital;

II. A comissão científica (pareceristas) do evento será responsável pela avaliação dos resumos, de acordo com os seguintes critérios:

a. Relevância e atualidade;

b. Adequação conceitual e metodologica para alcance dos objetivos e dos resultados;

c. Adequação do título.

III. Os autores/coautores receberão um e-mail com o PARECER FINAL sobre os trabalhos a serem submetidos à apresentação, com nenhuma emissão de juízo meritório:

1. Aceito: aprovado e apto para apresentação durante o evento.

2. NÃO aceito: reprovado e não poderá ser apresentada durante o evento.

Nenhum outro meio de comunicação será realizado, senão o envio eletrônico do resultado.

IV. Os trabalhos aprovados serão divulgados através do site do CEPE, com a data, horário e local de apresentação, e todos os resumos simples e expandidos que forem devidamente apresentados serão publicados nos Anais do evento;

V. Da decisão do parecer final, não cabe nenhum recurso.

O melhor trabalhar de cada área receberão certificados de menção honrosa.

A cerimônia de entrega será realizada no mês de dezembro.

OBS.: As Áreas Temáticas 01 e 03 serão para cada curso.

Atividades Complementares são atividades de cunho acadêmico-científico-culturais e ações sociais exigidas para integralização da carga horária do curso.

Orientações importantes:

I. Os ouvintes*, a comando dos coordenadores de sala, deverão assinar a lista de frequência no momento da apresentação oral, sob pena de indeferimento de qualquer alegação a posteriori;

II. Os ouvintes de palestras e oficinas*, a comando da Comissão Organizadora, deverão assinar a lista de frequência ao final das palestras e oficinas, sob pena de indeferimento de qualquer alegação a posteriori;

III. Os alunos regularmente matriculados na UNIALFA, que apresentarem trabalhos na mostra de produtos sustentáveis e arte e na feira didática, receberão 10 horas de atividades complementares.

MODALIDADE

QUANTIDADE DE HORAS

Autores (pôsteres e comunicações orais)

10 horas

Palestras *

6 horas

Oficinas *

4 horas

Ouvinte Comunicação Oral *

2 horas