O 2º Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão UNIALFA (CEPE /UNIALFA), a ser realizado entre os dias 21, 22 e 23 de outubro de 2019, tem como tema: “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável. ”

A partir deste ano, passa a integrar ao CEPE/UNIALFA:

XVI ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (EICA);

IV MOSTRA FOTOGRÁFICA;

IX FEIRA DIDÁTICA  e a;

IV MOSTRA DE EXTENSÃO E CULTURA.

 

Objetivos do CEPE:

Promover a socialização e a troca de conhecimentos e experiências, com o envolvimento da comunidade acadêmica;

Incentivar a Iniciação Científica do UNIALFA; e

Contribuir para a integração entre ensino, pesquisa e extensão.

 

Público- Alvo:

 

Docentes e discentes dos cursos de graduação e pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu, profissionais integrantes das comunidades locais e regionais, bem como interessados em pesquisas acadêmicas aplicadas.

Comissão Executiva

Prof.  Doutorando Nelson de Carvalho Filho – Reitor

Profa. Doutora Fabine Evelin Romão Pimentel - Vice Reitora

 

Coordenação Geral

Profa. Mestre Itla José de Almeida – Gerente de Planejamento e Operações Acadêmicas GO/SP

 

Coordenadora da Programação Científica 

Profa. Dourora Hérica Landi de Brito

Comissão de Avaliação de Trabalhos Científicos

Coordenadores de Curso da Graduação e Pós - Graduação  (http://www.unialfa.com.br/graduacao)

 

Coordenador de Organização e Logística

Hudson Lucas Aleixo

Comissão de  Organização e Logística

Gustavo Bruno Barbosa da Silva

Izaura Barbosa Gomes

Jena D'arc Gorgonha Xavier Campos

Paulo Sérgio Silva Couto

Tatiele Evangelista Custódio

Wellington da Mota Aquino

Equipe de Audiovisual

 

Coordenador da Mostra Fotográfica

Me. Roberto Jimenes, Coordenador do Curso de Publicidade e Propaganda

 

Coordenadoras da  Feira Didática

Ma. Sonilda Aparecida de Fátima, Coordenadora do Curso de Pedagogia

Professora Carla Ferreira da Silva Machado

Professora Rosimeire Maria da Costa Fortuna

 

 

 


 

Prazos a serem observados

Período para inscrição e submissão dos trabalhos para comunicação oral e pôsteres:  27/05/2019 a 25/09/2019

Período de avaliação dos trabalhos submetidos: 23/09 a 09/10/2019

Divulgação dos trabalhos aprovados para comunicação orais e pôsteres: 10/10/2019

Divulgação da programação no site: 17/10/2019

Divulgação  da distribuição de salas (local da sala de apresentação das comunicações): 17/10/2019

Tema do CEPE: Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável Coordenador de Área Tema: E-mail

Área 01 - Cursos de Engenharias e

Sistemas

Me. Thales Balieiro Takao

Ma. Patrícia Carvalho

Me. Juliano Pável

Me. Iúry Vinicius Winckler

  cepeunialfa.tec@gmail.com

Área 02 - Curso Direito

Me. Anderson Luiz Brasil

Ma. Maria Izabel de Melo Oliveira
  cepeunialfa.direito@gmail.com
Área 03 - Cursos de Administração e Comércio Exterior
 

Ma. Maria Regina Silva Lima

  cepeunialfa.adm@gmail.com
Área 04 - Curso de Ciências Econômicas
 

Me. Aurélio Troncoso

  cepeunialfa.eco@gmail.com
Área 05 - Curso de Ciências Contábeis
 

Me. Marcus Vinicius Rodrigues Lima

  cepeunialfa.cont@gmail.com
Área 06 - Curso de Arquitetura e Urbanismo Ma. Paola Regina. A Monteiro   cepeunialfa.arq@gmail.com
Área 07 - Curso de Psicologia
 
Dra. Hérica Landi de Brito Psicologia e sustentabilidade: desafios e possibilidades para atuação profissional cepeunialfa.psi@gmail.com
Área 08 - Curso de Pedagogia
 

Ma. Sonilda Aparecida de Fátima

Competências socioemocionais no brincar e reciclar: desafios  e possibilidades para o desenvolvimento sustentável.  cepeunialfa.ped@gmail.com
Área 09 - Curso de Jornalismo
 
Me. Roberto Jimenes   cepeunialfa.jor@gmail.com
Área 10 - Curso de Publicidade e Propaganda Me. Roberto Jimenes   cepeunialfa.pp@gmail.com
Área 11 - Mestrados 

 

Dr. Marcelo Lavocat Rocha Campos

 

MPA - Bioeconomia, competitividade e estratégia em novos mercados cepeunialfa.mestrado@gmail.com

 

Cada autor, individualmente ou em conjunto, poderá submeter e apresentar até dois trabalhos. Os autores deverão cadastrar resumo simples e ou / resumo expandido  de acordo com a categoria escolhida.

Resumo Simples:

resumo simples deverá se cadastrado, de forma clara e concisa, o objetivo da pesquisa, a metodologia utilizada, a forma de coleta e tratamento dos dados e os resultados. O resumo deve conter no (mínimo de 250 e máximo de 300 palavras), com espaços não deverão ultrapassar 3000 caracteres.

Resumo Expandido:

Titulo

Resumo (3000 caracteres);

Introdução: uma visão geral sobre o assunto, com definição dos objetivos do trabalho, indicando a relevância da pesquisa (até 3000 caracteres);

Metodologia: como o trabalho foi realizado (técnicas, informações sobre área experimental, equipamentos, técnicas estatísticas e outros) (até 1000 caracteres);

Resultados e discussão: obtidos (ou esperados, se a pesquisa estiver em desenvolvimento) (até 1000 caracteres);

Conclusões: basear-se nos dados apresentados no item Resultados e Discussões, e referindo-os aos objetivos do trabalho proposto (até 1000 caracteres);

Agradecimentos (até 500 caracteres);

Referências: devem ser listados apenas os trabalhos mencionados no texto. A ordem dos itens em cada referência deve obedecer às normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT NBR 6023 e APA APA (American Psychological Association). (até 500 caracteres).

CATEGORIAS:

1) Relato Técnico e/ou de Experiência: para esta categoria exige-se o cadastro do resumo simples e deverá ser apresentado na modalidade comunicação oral. 

Autores inscritos nesta categoria deverão enviar o Relato Técnico e/ou de Experiência para o e-mail da ÁREA TEMÁTICA correspondente.

 

2) Iniciação Científica e Projeto de Pesquisa: para esta categoria o autor deverá realizar o cadastro do resumo simples e deverá ser apresentado na modalidade pôster.

 

3) Artigo Científico: para esta categoria o autor deverá realizar o cadastro do resumo expandido e o trabalho deverá ser apresentado na modalidade comunicação oral.

 

* Autores inscritos deverão enviar o Artigo Científico para o e-mail da ÁREA TEMÁTICA correspondente.

 

MODALIDADES DE APRESENTAÇÃO:

 

a. Pôster: nesta modalidade, podem ser apresentados: projeto de pesquisa e  iniciação científica, fundamentados teoricamente.

I. Os pôsteres serão fixados em painéis, em dias, horários e número de suporte indicados pela Comissão Organizadora do CEPE, devendo os mesmos serem retirados ao final do período indicado de exposição;

II. É de responsabilidade do(s) autor(es)/apresentador a fixação e retirada dos pôsteres, bem como pelo material para fixá-los;

III. O pôster deverá seguir um dos modelos abaixo;

Modelo de Poster

IV. Após a apresentação, os pôsteres não retirados da área de exposição serão descartados; e

V. A Comissão Organizadora registrará a presença dos autores.

MODELO PÔSTER

I.  Para elaboração do pôster, as dimensões obrigatórias devem ser 90 cm de largura por 120 cm de altura, em lona vertical;

II. Para melhor apresentação visual do pôster, o fundo deve ser branco;

III. Usar a fonte Arial (de preferência), Times ou Times New Roman. A fonte deve ser a mesma em todo o pôster e o texto deve ser legível, a aproximadamente, 1,5 m.  Use pelo menos 85 pontos no título, 56 pontos para os nomes dos autores, 36-44 pontos para subtítulos, 24-34 pontos para o corpo do texto, e 18 pontos para legendas;

IV. Título do trabalho (elemento obrigatório): deve ser idêntico ao do resumo expandido;

V. Nomes do(s) autor(es) iniciando pelo último sobrenome, seguindo um autor após o outro e Instituição de origem;

VI. Informações complementares (elemento opcional): composto por nome da instituição de origem, cidade, estado, país, endereço postal e/ou eletrônico, data e demais informações relevantes;

VII. Resumo (elemento opcional): deve ser elaborado conforme a ABNT NBR 6028, com até 100 palavras, seguido das palavras-chave;

VIII. Conteúdo (elemento obrigatório): introdução, metodologia, resultados e discussões, contendo, por fim, as conclusões e referências bibliográficas. Informações adicionais (figuras, diagramas esquemas e gráficos);

IX. Referências: Devem ser elaboradas conforme a ABNT NBR 6023;

X. Organizar as informações de modo que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente apreendidas. Utilizar o mínimo de texto e o máximo de figuras, fotos, tabelas e elementos gráficos possíveis;

XI. A montagem, a guarda e a desmontagem dos Pôsteres Científicos ficarão sob responsabilidade dos Autores. A Comissão Organizadora não se responsabilizará por eventuais danos;

XII. Deverá ser utilizado o modelo de pôster padrão que está disponibilizado http://www.eicaunialfa.com.br/Normas.asp, no site do evento.

 

b. Comunicação Oral: nesta modalidade podem ser apresentados artigos científicos, relatos técnicos e de experiências.

I. As apresentações serão realizadas em sessões organizadas por eixos temáticos;

II. A Comissão Organizadora designará a sala na qual o trabalho será apresentado e divulgará aos autores no site; e

III. A apresentação deverá ser feita por, pelo menos, um dos autores do trabalho em, no máximo, 10 (dez) minutos e até 05 (cinco) minutos para discussão do trabalho.

Modelo de Comunicação Oral 

 

   c) Mostra Fotográfica:   o autor deverá realizar o cadastro do resumo simples. 

   d) Feira Didática: o autor deverá realizar o cadastro do resumo simples. 

I.  Serão desclassificados os resumos simples e expandidos que não obedecerem às normas gramaticais ou não estiverem dentro das normas estabelecidas por este edital;

II. A comissão científica (pareceristas) do evento será responsável pela avaliação dos resumos, de acordo com os seguintes critérios:

a. Relevância e atualidade;

b. Adequação conceitual e metodológica para alcance dos objetivos e dos resultados;

c. Adequação do título.

III. Os autores/coautores receberão um e-mail com o PARECER FINAL sobre os trabalhos a serem submetidos à apresentação, com nenhuma emissão de juízo meritório:

1. Aceito: aprovado e apto para apresentação durante o evento.

2. NÃO aceito: reprovado e não poderá ser apresentada durante o evento.

Nenhum outro meio de comunicação será realizado, senão o envio eletrônico do resultado.

IV. Os trabalhos aprovados serão divulgados através do site do CEPE, com a data, horário e local de apresentação, e todos os resumos simples e expandidos que forem devidamente apresentados serão publicados nos Anais do evento;

V. Da decisão do parecer final, não cabe nenhum recurso.

 

 

Atividades Complementares são atividades de cunho acadêmico-científico-culturais e ações sociais exigidas para integralização da carga horária do curso.

Orientações importantes:

I. Os ouvintes*, a comando dos coordenadores de sala, deverão assinar a lista de frequência no momento da apresentação oral, sob pena de indeferimento de qualquer alegação a posteriori;

II. Os ouvintes de palestras e oficinas*, a comando da Comissão Organizadora, deverão assinar a lista de frequência ao final das palestras e oficinas, sob pena de indeferimento de qualquer alegação a posteriori;

III. Os alunos regularmente matriculados na UNIALFA, que apresentarem trabalhos na mostra de produtos sustentáveis e arte e na feira didática, receberão 10 horas de atividades complementares.

MODALIDADE

QUANTIDADE DE HORAS

Autores (pôsteres e comunicações orais)

10 horas

Palestras *

6 horas

Oficinas *

4 horas

Ouvinte Comunicação Oral *

2 horas

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