CONGRESSO
O 7º Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão UNIALFA (CEPE /UNIALFA), a ser realizado entre os dias 21, 22 e 23 de outubro de 2024, tem como tema: “Biomas do Brasil - diversidade, saberes e tecnologias sociais”
Integram o CEPE/UNIALFA:
- XXI ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (EICA);
- VIII MOSTRA FOTOGRÁFICA;
- XIII FEIRA DIDÁTICA e a;
- VIII MOSTRA DE EXTENSÃO E CULTURA.
Objetivos do CEPE:
Promover a socialização e a troca de conhecimentos e experiências, com o envolvimento da comunidade acadêmica;
Incentivar a Iniciação Científica do UNIALFA; e
Contribuir para a integração entre ensino, pesquisa e extensão.
Público- Alvo:
Docentes e discentes dos cursos de graduação e pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu, profissionais integrantes das comunidades locais e regionais, bem como interessados em pesquisas acadêmicas aplicadas.
Comissão Executiva
Prof. Doutor Nelson de Carvalho Filho – Reitor
Prof. Ph.D Jose Eduardo Souza de Miranda – Diretor Acadêmico
Coordenação Geral
Profª. Mestre Maria Regina Lima da Silva – Gerente Planejamento e Operações Acadêmicas
Suzana Maria da Silva – Supervisora de Planejamento e Operações Acadêmicas
Comissão de Avaliação de Trabalhos Científicos
Coordenadores de Curso da Graduação e Pós - Graduação (http://www.unialfa.com.br/graduacao)
Coordenador de Organização e Logística
Juliene Aleide Alves - Analista de Planejamento e Operações Acadêmicas
Comissão de Organização e Logística
Rosielly Tais de Souza Almeida - Assistente de Planejamento e Operações Acadêmicas
Gustavo Moreira Lopes - Assistente de Planej e Operações Acadêmicas
Rafael Ferreira da Silva - Assistente de Planejamento e Operações Acadêmicas
Raphael Ferreira Domingues - Assistente de Planejamento e Operações Acadêmicas
Paulo Sergio Silva Couto - Assistente de Planejamento e Operações Acadêmicas
Marcio Roberto Dias - Encarregado Aúdio Visual
Prazos a serem observados
Período para inscrição e submissão dos trabalhos para comunicação oral e pôsteres: 12/08/2024 a 30/09/2024
Período de avaliação dos trabalhos submetidos: 01/10/2024 a 07/10/2024
Divulgação dos trabalhos aprovados para comunicação orais e pôsteres: 10/10/2024
Divulgação da programação no site: 16/10/2024
Divulgação da distribuição de salas (local da sala de apresentação das comunicações): 16/10/2024
Tema do CEPE: “Biomas do Brasil - diversidade, saberes e tecnologias sociais” | Coordenador de Área | Tema: | |
Área 01 - NEGOCIOS (Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Gestão RH, Gestão Financeira, Marketing e Logística) |
Dr. Jean Gleyson Farias Martins |
jean.martins@unialfa.com.br | |
Área 02 - COMUNICAÇÃO (Jornalismo e Publicidade e Propaganda) |
Ma. Joseane Alves Ribeiro |
joseane.ribeiro@unialfa.com.br | |
Área 03 - EDUCAÇÃO (Pedagogia) | Esp. Rosimeire Maria Fortuna | rosimeire.costa@unialfa.com.br | |
Área 04 - POLITÉCNICA (Engenharia da Computação, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica) |
Dr Fabricio Nascimento Silva |
fabricio.silva@unialfa.com.br | |
Área 05 - TECNOLOGIA (Análise Desenvolvimento Sistemas, Engenharia de Softwhare, Sistemas de Informação) |
Me. Rodrigo de Souza Ataides |
rodrigo.ataides@unialfa.com.br | |
Área 06 - ARQUITETURA (Arquitetura e Urbanismo) | Ma. Paola Regina. A Monteiro | paola.monteiro@unialfa.com.br | |
Área 07 - DIREITO (Direito) |
Dr. Andre Pereira Renert Tokarski | tokarski.andre@unialfa.com.br | |
Área 08 - PSICOLOGIA ( Psicologia) |
Dra. Herica Landi de Brito |
herica.landi@unialfa.com.br | |
Área 09 - SAUDE (Educação Física, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição) |
Ma. Mariana Viana Pinto | mariana.viana@unialfa.com.br | |
Área 10 - EAD | Ma. Nívea dos Reis Bernardes | nivea.bernardes@unialfa.com.br | |
Área 11 - MESTRADOS |
Dr. Pedro Henrique Rodrigues de Sousa
|
pedro.sousa@unialfa.com.br |
Cada autor, individualmente ou em conjunto, poderá submeter e apresentar até dois trabalhos. Os autores deverão cadastrar resumo simples e ou / resumo expandido de acordo com a categoria escolhida.
Resumo Simples:
O resumo simples deverá se cadastrado, de forma clara e concisa, o objetivo da pesquisa, a metodologia utilizada, a forma de coleta e tratamento dos dados e os resultados. O resumo deve conter no (mínimo de 250 e máximo de 300 palavras), com espaços não deverão ultrapassar 3000 caracteres.
Resumo Expandido:
Titulo
Resumo (3000 caracteres);
Introdução: uma visão geral sobre o assunto, com definição dos objetivos do trabalho, indicando a relevância da pesquisa (até 3000 caracteres);
Metodologia: como o trabalho foi realizado (técnicas, informações sobre área experimental, equipamentos, técnicas estatísticas e outros) (até 1000 caracteres);
Resultados e discussão: obtidos (ou esperados, se a pesquisa estiver em desenvolvimento) (até 1000 caracteres);
Conclusões: basear-se nos dados apresentados no item Resultados e Discussões, e referindo-os aos objetivos do trabalho proposto (até 1000 caracteres);
Agradecimentos (até 500 caracteres);
Referências: devem ser listados apenas os trabalhos mencionados no texto. A ordem dos itens em cada referência deve obedecer às normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT NBR 6023 e APA APA (American Psychological Association). (até 500 caracteres).
CATEGORIAS:
1) Relato Técnico e/ou de Experiência: para esta categoria exige-se o cadastro do resumo simples ou expandido e deverá ser apresentado na modalidade comunicação oral ou pôster.
Autores inscritos nesta categoria deverão enviar o Relato Técnico e/ou de Experiência para o e-mail da ÁREA TEMÁTICA correspondente.
2) Iniciação Científica e Projeto de Pesquisa: para esta categoria o autor deverá realizar o cadastro do resumo simples ou expandido e deverá ser apresentado na modalidade comunicação oral.
3) Artigo Científico: para esta categoria o autor deverá realizar o cadastro do resumo simples e o trabalho deverá ser apresentado na modalidade comunicação oral.
* Autores inscritos deverão enviar o Artigo Científico para o e-mail da ÁREA TEMÁTICA correspondente.
MODALIDADES DE APRESENTAÇÃO:
a. Pôster: nesta modalidade, podem ser apresentados: projeto de pesquisa e iniciação científica, fundamentados teoricamente.
I. Os pôsteres serão fixados em painéis, em dias, horários e número de suporte indicados pela Comissão Organizadora do CEPE, devendo os mesmos serem retirados ao final do período indicado de exposição;
II. É de responsabilidade do(s) autor(es)/apresentador a fixação e retirada dos pôsteres, bem como pelo material para fixá-los;
III. O pôster deverá seguir um dos modelos abaixo;
IV. Após a apresentação, os pôsteres não retirados da área de exposição serão descartados; e
V. A Comissão Organizadora registrará a presença dos autores.
MODELO PÔSTER
I. Para elaboração do pôster, as dimensões obrigatórias devem ser 90 cm de largura por 120 cm de altura, em lona vertical;
II. Para melhor apresentação visual do pôster, o fundo deve ser branco;
III. Usar a fonte Arial (de preferência), Times ou Times New Roman. A fonte deve ser a mesma em todo o pôster e o texto deve ser legível, a aproximadamente, 1,5 m. Use pelo menos 85 pontos no título, 56 pontos para os nomes dos autores, 36-44 pontos para subtítulos, 24-34 pontos para o corpo do texto, e 18 pontos para legendas;
IV. Título do trabalho (elemento obrigatório): deve ser idêntico ao do resumo expandido;
V. Nomes do(s) autor(es) iniciando pelo último sobrenome, seguindo um autor após o outro e Instituição de origem;
VI. Informações complementares (elemento opcional): composto por nome da instituição de origem, cidade, estado, país, endereço postal e/ou eletrônico, data e demais informações relevantes;
VII. Resumo (elemento opcional): deve ser elaborado conforme a ABNT NBR 6028, com até 100 palavras, seguido das palavras-chave;
VIII. Conteúdo (elemento obrigatório): introdução, metodologia, resultados e discussões, contendo, por fim, as conclusões e referências bibliográficas. Informações adicionais (figuras, diagramas esquemas e gráficos);
IX. Referências: Devem ser elaboradas conforme a ABNT NBR 6023;
X. Organizar as informações de modo que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente apreendidas. Utilizar o mínimo de texto e o máximo de figuras, fotos, tabelas e elementos gráficos possíveis;
XI. A montagem, a guarda e a desmontagem dos Pôsteres Científicos ficarão sob responsabilidade dos Autores. A Comissão Organizadora não se responsabilizará por eventuais danos;
XII. Deverá ser utilizado o modelo de pôster padrão que está disponibilizado http://www.eicaunialfa.com.br/Normas.asp, no site do evento.
b. Comunicação Oral: nesta modalidade podem ser apresentados artigos científicos, relatos técnicos e de experiências.
I. As apresentações serão realizadas em sessões organizadas por eixos temáticos;
II. A Comissão Organizadora designará a sala na qual o trabalho será apresentado e divulgará aos autores no site; e
III. A apresentação deverá ser feita por, pelo menos, um dos autores do trabalho em, no máximo, 10 (dez) minutos e até 05 (cinco) minutos para discussão do trabalho.
c) Mostra Fotográfica: o autor deverá realizar o cadastro do resumo simples.
d) Feira Didática: o autor deverá realizar o cadastro do resumo simples.
e) Concurso cultural: o autor deverá se inscrever junto à área da Qualidade e entregar o material ao NUPES
I. Serão desclassificados os resumos simples e expandidos que não obedecerem às normas gramaticais ou não estiverem dentro das normas estabelecidas por este edital;
II. A comissão científica (pareceristas) do evento será responsável pela avaliação dos resumos, de acordo com os seguintes critérios:
a. Relevância e atualidade;
b. Adequação conceitual e metodológica para alcance dos objetivos e dos resultados;
c. Adequação do título.
III. Os autores/coautores receberão um e-mail com o PARECER FINAL sobre os trabalhos a serem submetidos à apresentação, com nenhuma emissão de juízo meritório:
1. Aceito: aprovado e apto para apresentação durante o evento.
2. NÃO aceito: reprovado e não poderá ser apresentada durante o evento.
Nenhum outro meio de comunicação será realizado, senão o envio eletrônico do resultado.
IV. Os trabalhos aprovados serão divulgados através do site do CEPE, com a data, horário e local de apresentação, e todos os resumos simples e expandidos que forem devidamente apresentados serão publicados nos Anais do evento;
V. Da decisão do parecer final, não cabe nenhum recurso.
Atividades Complementares são atividades de cunho acadêmico-científico-culturais e ações sociais exigidas para integralização da carga horária do curso.
Orientações importantes:
I. Os ouvintes*, a comando dos coordenadores de sala, deverão assinar a lista de frequência no momento da apresentação oral, sob pena de indeferimento de qualquer alegação a posteriori;
II. Os ouvintes de palestras e oficinas*, a comando da Comissão Organizadora, deverão assinar a lista de frequência ao final das palestras e oficinas, sob pena de indeferimento de qualquer alegação a posteriori;
III. Os alunos regularmente matriculados na UNIALFA, que apresentarem trabalhos na mostra de produtos sustentáveis e arte e na feira didática, receberão 10 horas de atividades complementares.
MODALIDADE |
QUANTIDADE DE HORAS |
Autores (pôsteres e comunicações orais) |
20 horas |
Palestras * |
10 horas |
Oficinas * |
10 horas |
Ouvinte Comunicação Oral * |
2 horas |